BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, outubro 20, 2017

Pequenos textos>Leitura e interpretação>Gramática>Ortografia>Projeto leitura>20/10/2017



Encontrei estas leituras variadas no
blog Ensino,educação e reflexão.
São textos curtos,com atividades gramaticais, 
gêneros textuais e afins.
Um blog para fundamental 1 final



A ÁRVORE 1

    Era uma árvore 2. Nasceu de uma semente 3, feita de amor e carregada por um passarinho 4 numa manhã 5 de primavera.
    Cresceu exuberante e reinou absoluta com seus galhos 6, folhas 7 e frutos 8. As flores, 9, completaram a sua beleza, ciclicamente, durante anos, até que surgiu uma 10 árvore nas redondezas. Era tão 11 quanto ela, só que mais 12.
    A árvore 13 não gostou daquilo.
        Achou-se 14, ficou 15 e começou a se encolher.
    Encolhida, foi entortando mais ainda, e entortando mais, acabou ficando tão 16, mas tão 17, que ficou 18 e enfraqueceu os galhos que a defendiam.
    A lagarta do medo então se aproximou, e comeu as folhas 19 que restavam. Depois foi a vez do verme da inveja, que secou todos os frutos. Finalmente veio o fungo do orgulho, que impediu o nascimento das flores.
         20 árvore 21.
         Em pouco tempo estava completamente... 22.
Diléia Frate, Fábulas Tortas.

Vejam:AQUI  algumas histórias do livro Fábulas Tortas


ATIVIDADE DE PRODUÇÃO E REVISÃO TEXTUAL

1. Copie novamente este texto, completando-o com as palavras escolhidas no quadro abaixo. Atenção ao sentido do texto para acertar na escolha!

1
amarela – engraçada - bondosa
12
alta, jovem e esguia – baixa, feia e gorda – nova, florida e bela
2
alta e forte – torta e inda – pequena e seca
13
torta – amarela - antiga
3
boa – saudável - marrom
14
bonita – feia - gorda
4
feliz – alegre - colorido
15
triste – infeliz - feliz
5
ensolarada – fria - dourada
16
torta – feia - bonita
6
fortes – ressecados - fracos
17
torta – feia - desengonçada
7
sedosas – verdes - brilhantes
18
fraca – forte - triste
8
maduros – apetitosos - doces
19
tenras – verdes - ressecadas
9
vermelhas – amarelas - roxas
20
esperta – pobre - feliz
10
nova – bela - terrível
21
infeliz – desajeitada - torta
11
linda – terrível - feia
22
morta – estragada - infeliz
                                                                     

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

2. Marque com um X a resposta certa:
   a) Todas as palavras que estavam faltando para completar a história são:
        (   ) verbos.
        (   )  adjetivos.
        (   ) substantivos.

3. Você sabe explicar para que servem os adjetivos?

4. Escreva C para certo e E para errado de acordo com as ideias do texto:

____ A árvore amarela morreu porque pegou uma doença terrível.
____ A árvore amarela morreu porque nutriu sentimentos ruins como inveja, medo e  orgulho.
____ Quando surgiu outra árvore, a árvore amarela ficou feliz, pois teria uma amiga.
____ A nova árvore queria que a árvore amarela sumisse.
____ A árvore amarela não soube reconhecer as suas próprias qualidades.

5. O texto que estamos trabalhando é uma fábula. Geralmente as fábulas nos trazem algum ensinamento, alguma lição. Sendo assim, qual a lição que poderíamos aprender com “A árvore amarela”?

6.  Quantos parágrafos tem o texto?

7. Que outro título poderia ser dado ao texto?

8. A árvore amarela foi tomada por três sentimentos ruins – inveja, medo, orgulho. Que outros sentimentos também não são legais e nos fazem sofrer?

9. E que sentimentos podem nos fazer bem?

10. Desenhe na folha branca que a professora entregou como você imagina que sejam as duas árvores descritas no texto.

Folclore mundial:  Sereia a criatura dos mares

A galinha que criava um ratinho
Assassino dos mares
Cachorrinhos para venda

Projeto ler para divertir
Adivinhas,anedotas,história quadrinhos,contos artimanha
"Para os alunos, o tema da Pluralidade Cultural oferece oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiro e como participante de grupos culturais específicos. Ao valorizar as diversas culturas que estão presentes no Brasil, propicia ao aluno a compreensão de seu próprio valor, promovendo sua auto-estima como ser humano pleno de dignidade, cooperando na formação de autodefesas a expectativas indevidas que lhe poderiam ser prejudiciais. Por meio do convívio escolar possibilita conhecimentos e vivências que cooperam para que se apure sua percepção de injustiças e manifestações de preconceito e discriminação que recaiam sobre si mesmo, ou que venha a testemunhar — e para que desenvolva atitudes de repúdio a essas práticas.


Leitura Keiko:  AQUI

A pequena vendedora de fósforos

Contos Africanos
(curtos na maioria)
Cultura Afro/brasileira
(leituras)

Sequência didática
Contos de mistérios
e
Muitas leituras
Coletânea de atividades



Contos de artimanha/Fábulas
Vários

Mais leituras e atividades





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios