BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, julho 09, 2019

Coletânea especial>Atividades/Feiras/ Literárias>Contos infantis>09/07/2019



Atividades/Feiras literárias
TEMA: CONTOS INFANTIS

Projeto Literatura Infantil
JUSTIFICATIVA
A leitura contribui para ampliar a visão de mundo da criança, estimula o desejo de outras leituras, exercita a fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual, contribuindo para seu senso crítico.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Provocar a curiosidade, o gosto e o hábito pela leitura;
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Confrontar realidade e fantasia;
Desenvolver o senso crítico e a criatividade e oferecer um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando;
Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
Ampliar o vocabulário.
ÁREA DE CONHECIMENTOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Vocabulário, Nome próprio, letras.
 MATEMÁTICA
Formato, cores, quantidade e textura.
CIÊNCIAS NATURAIS
Animais e higiene.
ARTES
Desenhos, pintura, colagem, dobradura, modelagem e dramatização.
MÚSICA E MOVIMENTO
Músicas, cantigas, brincadeiras cantadas e/ou gesticuladas e brincadeiras dirigidas.
DESENVOLVIMENTO
Rodinha para conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
Lista de personagens;
Trabalhar linguagem oral e escrita;
Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos;
ATIVIDADES PREVISTAS
Conversa informal sobre histórias que gostam;
Cuidado com os livros;
Falar sobre autor e ilustrador de cada livro;
Ler a história;
Debate sobre a história;
Reprodução coletiva da história; dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
Desenho livre;
Modelagem dos personagens.
Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos (cantinhos da leitura);
identificação de letras através do nome próprio, nome dos personagens, temas de histórias, entre outros. Fonte
Os contos de fadas,uma inesgotável fonte de inspiração/Planejamento
Novos contos:  AQUI

AQUI


AQUI



Os três porquinhos
Mais aulas:  AQUI, Encenando: AQUI, Produção:AQUIAQUI
Projeto: Se encantando com os contos de fadas

E mais
1- João e Maria: AQUI

2- Os Três Porquinhos:AQUI

3- Chapeuzinho Vermelho:AQUI
 
4- Pinóquio:AQUI

5- Branca de Neve e os Sete Anões:AQUI

6- Rapunzel: AQUI

[Slide1.JPG]
AQUI

Cachinhos dourados
AQUI

A Bela e a Fera entre outros
AQUI
A Bela desadormecida
AQUI
Rapunzel
AQUI


AQUI

Atividade literária
A princesa e a ervilha
Características das narrativas




Outra oficina 
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
  1. Leitura do livro ""A princesa e a ervilha;
  2. Debate discursivo acerca do esteriótipo de princesas e príncipes existentes ao longo da história possibilitando reflexões acerca da valorização e pertencimentos das pessoas negras/afrodescendentes nos diversos contextos;
  3. Oficina construtiva para confecção de personagens negros/descendentes por meio da arte.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios