Atividades/Feiras literárias
TEMA: CONTOS INFANTIS
Projeto Literatura Infantil
JUSTIFICATIVA
A leitura contribui para ampliar a visão de mundo da criança, estimula o desejo de outras leituras, exercita a fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual, contribuindo para seu senso crítico.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Provocar a curiosidade, o gosto e o hábito pela leitura;
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Confrontar realidade e fantasia;
Desenvolver o senso crítico e a criatividade e oferecer um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando;
Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
Ampliar o vocabulário.
ÁREA DE CONHECIMENTOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Vocabulário, Nome próprio, letras.
MATEMÁTICA
Formato, cores, quantidade e textura.
CIÊNCIAS NATURAIS
Animais e higiene.
ARTES
Desenhos, pintura, colagem, dobradura, modelagem e dramatização.
MÚSICA E MOVIMENTO
Músicas, cantigas, brincadeiras cantadas e/ou gesticuladas e brincadeiras dirigidas.
DESENVOLVIMENTO
●Rodinha para conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
●Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
●Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
●Lista de personagens;
●Trabalhar linguagem oral e escrita;
●Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos;
ATIVIDADES PREVISTAS
●Conversa informal sobre histórias que gostam;
●Cuidado com os livros;
●Falar sobre autor e ilustrador de cada livro;
●Ler a história;
●Debate sobre a história;
●Reprodução coletiva da história; dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
●Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
●Desenho livre;
●Modelagem dos personagens.
●Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos (cantinhos da leitura);
●identificação de letras através do nome próprio, nome dos personagens, temas de histórias, entre outros. Fonte
Projeto: Se encantando com os contos de fadas
Os contos de fadas,uma inesgotável fonte de inspiração/Planejamento
Os três porquinhos
E mais
1- João e Maria: AQUI
2- Os Três Porquinhos:AQUI
3- Chapeuzinho Vermelho:AQUI
4- Pinóquio:AQUI
5- Branca de Neve e os Sete Anões:AQUI
6- Rapunzel: AQUI
2- Os Três Porquinhos:AQUI
3- Chapeuzinho Vermelho:AQUI
4- Pinóquio:AQUI
5- Branca de Neve e os Sete Anões:AQUI
6- Rapunzel: AQUI
AQUI
Cachinhos dourados
AQUI
A Bela e a Fera entre outros
AQUI
A Bela desadormecida
AQUI
Rapunzel
AQUI
AQUI
Cachinhos dourados
AQUI
A Bela e a Fera entre outros
AQUI
A Bela desadormecida
AQUI
Rapunzel
AQUI
AQUI
Atividade literária
A princesa e a ervilha
Características das narrativas
Outra oficina
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
- Leitura do livro ""A princesa e a ervilha;
- Debate discursivo acerca do esteriótipo de princesas e príncipes existentes ao longo da história possibilitando reflexões acerca da valorização e pertencimentos das pessoas negras/afrodescendentes nos diversos contextos;
- Oficina construtiva para confecção de personagens negros/descendentes por meio da arte.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.