BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Pintores e Afins> poema> Paul Klee> 20/02/12

O equilibrista

Residência no ar
Roseana Murray
Editora Paulus

Vamos conhecer Paul Klee e suas obras?

Autor: Pricilla Cristine Trierweiller
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Perceber as obras de arte como uma forma de conhecer e observar o mundo;
- Trabalhar o seu olhar sensível, admirando não só o que lhe é familiar, mas o que sai das formas comuns;
- Desenvolver a criação e a imaginação por meio do desenho e da pintura.
Duração das atividades
Nos três momentos planejados, as propostas podem variar entre 30 minutos e 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A proposta prevê que os professores habitualmente levem o grupo a museus ou galerias de arte e que, na escola, as crianças tenham acesso a livros, catálogos ou imagens de obras de arte.
 A sugestão é indicada para crianças de 04 a 06 anos.

Estratégias e recursos da aula
1ª momento:
Colocar, à disposição das crianças, imagens de obras de Paul Klee.
Chamar a atenção para cada imagem observando-a e pensando sobre o que ela significa, sempre privilegiando o olhar e a fala das crianças.
Sobre algumas obras, perguntar: Se tivéssemos que dar um título a ela, qual seria?
Registrar a fala das crianças por meio de anotações.
Esclarecer que nosso olhar também é importante para obra de arte, portanto podemos pensar em diferentes significados e títulos para ela, sem desrespeitar a autoria do artista.
 Se for possível, deixar as imagens das obras exposta na sala.

2ª momento:
Ler previamente um texto ou um livro sobre Paul Klee e contar às crianças um pouco sobre a vida do artista e sobre seu estilo e métodos de pintar. Apresentar mais algumas obras.

Sugestão:
Livro: Paul Klee. Autor: Mike Venezia. Coleção Mestre das Artes. Moderna. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/busca/busca.asp ?

O livro sugerido conta que Paul Klee sempre gostou de desenhar.
Quando era criança, sempre que ia ao restaurante de seu tio Ernest, observa as configurações dos mármores das mesas e depois passava o que havia imaginado para o papel.
Convidar as crianças para criarem desenhos a partir das configurações que poderão observar no muro, na calçada ou até mesmo nas nuvens.
Sugiro que o professor lance as opções para decidir uma junto ao grupo.
Entregar, para cada criança, folhas A4 (podem ser reutilizadas, aproveitando seu verso) juntamente com uma prancheta para apoio do papel.
Escolher um local na sala para expor os desenhos para que cada criança apresente o seu.


3ª momento:
Assim como Paul Klee, também podemos utilizar outras texturas para desenharmos e pintarmos.
Tingir gaze com café e deixar secar por um dia.
Depois de seca, cobrir a cartolina, deixando uma pequena margem.
As crianças participam de todas as etapas, tanto no tingimento, quanto na cobertura do papel.
O momento deve ser registrado com fotografias e anotações das falas.
Cada criança retomará seu desenho (feito no momento anterior) e, utilizando tinta guache e pincel fino (também podem optar por cola colorida, ou as duas tintas juntas), transporá seu desenho para a folha de cartolina A3.


Recursos Complementares

Sugerimos que o professor consulte a aula do Portal do Professor sobre desenho infantil da mesma autora:

 Imagens de Paul Klee -

Paul Klee - Biografia disponível em:


VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e Criação na infância. Trad. Zoia Prestes. São Paulo: Editora Ática, 2009.


Avaliação
A Avaliação será processual e terá como fundamento os objetivos propostos e os registros escritos e fotográficos.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios