Vamos escrever?
Vários projetos sugestivos
Construindo um texto poético
identificação de um texto poético
-ordenação de ideias de um texto
-percepção da função dos sinais de pontuação
Apagar a luz e criar, na sala de aula, um ambiente acolhedor com uma música instrumental ao fundo ou de sons da natureza e objetos como lua, sol, estrelas, caixinha de música, coração de pelúcia, relógio, um livro de poesia, um quadro de Monet ou de um pintor da sua escolha e tudo mais que a sua imaginação mandar.
É importante que o ambiente deixe as emoções das crianças fluírem.
É importante que o ambiente deixe as emoções das crianças fluírem.
Tudo: AQUI
Brincando com rótulos
As embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar.
Dizem a composição do produto, que cuidados são exigidos para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e de armazenar o produto… Veiculam textos escritos curtos e utilizam imagens.
Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem utilizados na alfabetização, podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal.
Tudo: AQUI
Reescrita de fábulas
A reescrita é uma atividade de produção textual com apoio. É a escrita de uma história cujo enredo é conhecido e cuja referência é um texto escrito. Quando os alunos aprendem o enredo, junto vem também à forma, a linguagem que se usa para escrever, diferente da que se usa para falar. A reescrita é a produção de mais uma versão, e não a reprodução idêntica. Não é condição para uma atividade de reescrita – e nem é desejável – que o aluno memorize o texto. Para reescrever não é necessário decorar: o que queremos desenvolver não é a memória, mas a capacidade de produzir um texto em linguagem escrita.
BILHETES
Este é mais um gênero textual proposto pelas guias de alfabetização.
A dica é recortar estes modelos, colar nos cadernos dos alunos, e passar as atividades na lousa.
Esta atividade consiste em trabalhar diferentes bilhetes, sua função e na sexta-feira pedir aos alunos para elaborar um bilhete.
Com esta atividade podemos trabalhar os 5 eixos:
1-Compreensão,valorização da cultura escrita;
2-Apropriação do sistema da escrita;
3-Leitura;
4-Produção da escrita;
5-Desenvolvimento da oralidade.
Tudo:AQUI
Produção textual> Bilhetes
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.