BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, julho 22, 2011

Drogas>Quem se ama se cuida>Corpo saudável > 22/07/11

Drogas? Tô Dentro...Tô fora...
Quem se ama se cuida!

Autor: Zaida Barros Dias
Co-autor: Cláudia R. M. G. Fernandes

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Identificar os possíveis “motivos” que levam os adolescentes a se envolverem com drogas.
2) Discutir os prejuízos causados pelo consumo de drogas.
3) Discutir possíveis consequências físicas, morais e emocionais do consumo de drogas.
4) Discutir comportamentos que proporcionam uma vida saudável.

Duração das atividades: 3 aulas de 50 minutos

Estratégias e recursos da aula:

ATIVIDADE 1 - Iniciando o diálogo...
Professor/a, reúna a sala num grande grupo círculo e apresente aos alunos/as a seguinte situação:
Renata e Marcelo estudam em uma escola pública e cursam o sétimo ano.
Todos dois têm treze anos.
Foram pegos fumando maconha no banheiro da escola, ela no banheiro feminino e ele no banheiro masculino.
Seus colegas de sala ficaram sabendo deste fato e foi um alvoroço dentro de sala.
Cada um dava uma opinião diferente.
Alguns defendiam os colegas tentando justificar o comportamento deles, alegando que talvez os dois estivessem enfrentando problemas em suas respectivas casas, outros ficaram indignados e falavam que os colegas deveriam ser expulsos da escola.

Tendo como base a história narrada, proponha a discussão destas questões:

1) Por que as pessoas usam drogas?
2) Nem todos os usuários se tornam dependentes. Como saber quem será dependente?
3) As drogas oferecem riscos apenas para quem as utiliza?
4) Elabore uma lista de coisas que um dependente químico pode fazer e que coloquem em risco a sua própria vida e a vida alheia.
5) Pensando nestas questões abordadas anteriormente, vale a pena experimentar a droga? Justifique sua resposta.


Professor/a:
Explore ao máximo as opiniões dos alunos e proponha que cada grupo construa uma história diferente/ ao contrário da que foi apresentada no sentido de que seja valorizada a vida, a saúde, a auto-estima, relatando comportamentos e atitudes dos envolvidos.
ATIVIDADE 2
Trabalhando com artigos, notícias de jornais e revistas...
1) Propor que os/as alunos/as recolham notícias de jornal, revistas que tratem sobre o assunto.
2) Solicite que cada grupo escolha um artigo, eleja a mensagem que consideraram mais relevante e apresente-a aos colegas fazendo uso de gestos e mímicas.
Os outros grupos tentarão descobrir qual é a mensagem apresentada.
3) Montagem de um mural, contendo todas as notícias apresentadas.

ATIVIDADE 3
Exibição do filme: As drogas: Um caminho para o fim (7:16)

http://vimeo.com/2815317
ATIVIDADE 4
VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE...

1) LÍNGUA PORTUGUESA:
A atividade abaixo pode ser feita em parceria com o/a professor/a de língua portuguesa e posteriormente discutida na aula de ciências.
Proponha que os/as alunos/as se reúnam em grupos cuja tarefa é produzir um texto coletivo tendo como base os itens propostos abaixo:

A) Pensando nas questões abordadas no filme e nas discussões anteriores, vale a pena experimentar droga?
B) Algum aspecto da vida de um usuário casual de droga pode ser comprometido? Qual (ais)?
C) Por que é importante ter argumentos bem fundamentados ao se fazer uma escolha na vida, qualquer que seja ela? O que se deve fazer quando não se tem argumentos desse tipo?

2) INFORMÁTICA:
Aproveite as aulas de informática e solicite ao professor/a deste conteúdo que desenvolva com os alunos/as uma pesquisa sobre as drogas acessando a página do CEBRID/ Centro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (folhetos explicativos sobre diversos tipos de drogas, inclusive álcool e tabaco).
Acessar : http://www.cebrid.epm.br

Recursos Complementares:




Avaliação:
A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula.
A avaliação será processual e todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios