Esta é uma história rimada em forma de canção, que ganha vida com as ilustrações de Wendy Straw.
Quanto mais cedo à criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura traz, maior será a chance de torná-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente.
A literatura infantil, então, deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que, através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.
O objetivo é realizar a leitura compartilhada, momento este em que o professor desperta nas crianças o interesse pela leitura de forma lúdica e prazerosa, promovendo a integração e a interação.
O estímulo visual também é muito importante para criar o hábito da leitura, par isso é preciso oportunizar as crianças o contato com a escrita desde cedo.
O professor entrega um livro a cada criança, realiza a leitura em voz alta e pede para que acompanhem, passando os dedos sobre as letras e imagens, realizando a leitura visual, virando as páginas respeitando o tempo da leitura.
Para isso devemos ter o cuidado de selecionar o conteúdo para a faixa etária adequada.
Alguns dos objetivos dessa atividade, desenvolver a imagem corporal; perceber as estruturas rítmicas para expressar-se com o próprio corpo em danças, brincadeiras, uso do espelho e da interação com os outros movimentos; cantar trechos de músicas já conhecidas, e movimentar-se ao ritmo de músicas e sons produzidos por palmas ou outras fontes sonoras, conhecendo as possibilidades do próprio corpo e as relações tempo-espaço: cantando: AQUI
Aula
Campo e cidade:
Analisando suas diferenças e semelhanças
por meio de diversos gêneros textuais
Garrafas pet: Vassourinha: AQUI
Bebês: AQUI
Unidade temática: Campo e cidade: integrando os espaços.
Trabalhando a tela de "Marcelo Schimaneski - Cidade Agitada,
mostrando para os mesmos os meios de transporte da cidade,
em específico o ônibus.
Marcelo Schimaneski
O trânsito de mundinho
Plano de trabalho com sugestão de atividade remota (EAD) envolvendo elaboração de brinquedo e noções de direção e sentido:
AQUILink para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.