Aprimorando a escrita e vocabulário
Ativando a imaginação
Sugestões para uma escrita/treino textual e afins
Caderno de perguntas
Sugestões de perguntas ( são mais de 300)
01) Nome completo e apelido (se tiver):
02) Data de nascimento e idade atual:
03) Data de hoje, local e horas:
04) Onde você estuda? Qual a série? Turno? Turma?
05) Você trabalha? Em quê? Gosta?
06) Onde você mora? Gosta dessa cidade?
07) Qual a sua cor preferida?
08) Qual o seu maior sonho?
09) Que profissão pretende seguir? Por quê?
10) Qual a sua maior qualidade?
Muito mais:
AQUI
Venda maluca/Argumentação/propaganda
Uma outra atividade que meus alunos costumam curtir bastante é, para trabalhar ARGUMENTAÇÃO, proponho que eles vendam coisas, digamos, impossíveis ou beeeeem difíceis! Eles se sentem desafiados e saem produções hilárias, criativas, geniais! Com vocês, a chamada "Venda maluca"!!! (risos)
Aqui estão algumas opções que eu costumo apresentar, pedindo para que eles forneçam, no mínimo, três argumentos e que depois ainda ilustrem, criando uma espécie de PROPAGANDA:
--um monumento público da sua cidade;
-- um pente para careca;
-- meia nota de R$ 100,00;
-- a escova de dente do cachorro do Michael Jackson;
-- um pedacinho do céu;
-- um terreno na lua;
-- o dente de leite encontrado no jardim do Elvis Presley;
-- um bilhete para o show do Tiririca;
-- uma viagem a Plutão;
-- o sapatinho usado pela Cinderela;
-- um pedaço de plástico-bolha usado;
-- um bilhete para o show do Tiririca;
-- uma viagem a Plutão;
-- o sapatinho usado pela Cinderela;
-- um pedaço de plástico-bolha usado;
-- um saquinho de leite furado;
Tem mais: AQUI
Brincando com as palavras
01) Concentre-se em cada uma das palavras seguintes e escreva outras que, para você, têm alguma relação com elas:
- político:
- floresta:
- amor:
- esgoto:
- paz:
- homem:
- mar:
- pátria:
- asfalto:
- povo:
- rio:
- trabalho:
02) Relacione com cada uma das palavras seguintes outras que tenham sonoridade semelhante:
Continua: AQUI
Explorando capas de revistas
Intertextualidade
Curiosidades sobre a maçã
Maçã de Manuel Bandeira
Linguagem literária e não literária
Poema/receita/
O bicho/Manuel Bandeira
+ 5 textos
Poema e notícia de jornal
O sapateiro
Roseana Murray
Atividades/Diário
Linguagem verbal e não verbal
Onomatopeias
HQ Turma da Mônica
Sobre gêneros textuais
Muito boa esta apresentação
Blog Arte e manhas da língua
Hoje em dia, felizmente, a tendência é se trabalhar utilizando os mais variados gêneros textuais, o que representa uma riqueza sem tamanho, sem falar em diversão, dinamismo, criatividade e muita, mas muita produção textual e interpretação de texto. Apesar de eu também curtir gramática, acho interessantíssimo que a mentalidade ultrapassada de trabalhá-la de forma solta, desassociada do texto, esteja se aposentando. Diluí-la é que é salvador, já que o aluno aprende de forma extremamente natural.
Em seu texto "Gêneros textuais: definição e funcionalidade", o pesquisador Luiz A. Marcuschi define o que são os gêneros textuais, diferenciando-os do conceito de tipologia textual. Para ele, os gêneros textuais são compostos por diferentes tipologias textuais, entendidas como sequências linguísticas composicionais típicas, cuja denominação depende do olhar teórico que analisa tais sequências. De maneira geral, essas tipologias podem ser representadas por cerca de meia dúzia de categorias: narração, descrição, diálogos, dissertação (dividida em argumentação e exposição), injunção e predição.
Em seu texto "Gêneros textuais: definição e funcionalidade", o pesquisador Luiz A. Marcuschi define o que são os gêneros textuais, diferenciando-os do conceito de tipologia textual. Para ele, os gêneros textuais são compostos por diferentes tipologias textuais, entendidas como sequências linguísticas composicionais típicas, cuja denominação depende do olhar teórico que analisa tais sequências. De maneira geral, essas tipologias podem ser representadas por cerca de meia dúzia de categorias: narração, descrição, diálogos, dissertação (dividida em argumentação e exposição), injunção e predição.
Numa das aulas do Curso Gestar II, a professora-formadora deu um tempinho para que listássemos todos os gêneros textuais que lembrássemos. O tempo sobrou. Poucos foram os gêneros citados. Só os mais básicos que foram mencionados, sinal de que há muita coisa por aí esperando ansiosamente ser utilizada em sala de aula. Então a proposta de hoje é registrar aqui a maioria dos gêneros existentes e, para isso, peço a colaboração de vocês, para acrescentarem aqueles que eu deixei de fora. Combinado?!?
- Abaixo-assinado
- Acróstico
- Adivinhas Continuaaaa: AQUI
Link para essa postagem
Olá, querida! Passando por aqui para agradecer pela visitinha tão carinhosa ao meu blog "Arte e Manhas da Língua" e fico feliz que tenha gostado de algumas atividades que lá compartilho! Fique à vontade, sempre, e vamos juntas tentando fazer a diferença! Beijos!
ResponderExcluirGratíssima por me visitar também. Sou lúdica e amo a literatura infantil e por esta razão estou ainda publicando no blog.
ResponderExcluir